Identificando oportunidades de melhoria em uma biblioteca digital móvel à partir da aplicação de inspeção de usabilidade

Autores

  • Arthur Passos PPGCC, UFMA
  • Jo˜ao Davi Santos Passos DEINF, UFMA
  • Kennedy Nunes PPGCC, UFMA
  • Rayanne Silveira ECP, UFMA
  • Davi Viana PPGCC, DCCMAPI, UFMA
  • Alana Oliveira DCCMAPI, UFMA
  • Mario Teixeira PPGCC, DCCMAPI, UFMA
  • Luis Rivero PPGCC, DCCMAPI, UFMA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134384

Palavras-chave:

Checklist, Inspeção, Usabilidade, Biblioteca Digital, Aplicativos Móveis

Resumo

aumento na adoc¸˜ao de recursos educacionais online tem despertado o interesse por novas ferramentas de apoio ao ensino remoto, incluindo bibliotecas digitais m´oveis. Assim, a usabilidade tem se tornado um dos atributos de qualidade mais relevantes indicado pela ind´ustria e pela academia para projetar bibliotecas digitais´uteis e f´aceis de usar. No entanto, n˜ao ha´ muitos exemplos da aplicac¸˜ao pr´atica de avaliac¸ ˜oes de usabilidade em bibliotecas digitais no contexto m´ovel. Neste artigo, foi aplicada uma proposta de checklist de avaliac¸˜ao de usabilidade espec´ıfico para bibliotecas digitais m´oveis, visando identificar defeitos em um sistema real. Assim, foi avaliada uma biblioteca digital para a ´area da sa´ude contendo recursos educacionais no contexto de Urgˆencias Odontol´ogicas. A avaliac¸˜ao ocorreu seguindo as etapas: planejamento, detecc¸˜ao, colec¸˜ao e discriminac¸˜ao de defeitos, apontando 20 defeitos e diversas oportunidades de melhoria na biblioteca avaliada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

PASSOS, A.; PASSOS, J. D. S.; NUNES, K.; SILVEIRA, R.; VIANA, D.; OLIVEIRA, A.; TEIXEIRA, M.; RIVERO, L. Identificando oportunidades de melhoria em uma biblioteca digital móvel à partir da aplicação de inspeção de usabilidade. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 403–412, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134384. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134384. Acesso em: 3 dez. 2023.

Edição

Seção

Tecnologias móveis e mobile learning na formação