O desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional: análise dos processos cognitivos à luz da microgênese

Autores

  • Muriel Lago PPGEDU/UFRGS
  • Rosane Aragón PPGEDU/PPGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134383

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Microgênese Cognitiva, Resolução de Problemas

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional envolvidas na resolução de problemas em robótica educacional, à luz da microgênese cognitiva de Barbel Inhelder. Para tanto, utilizamos como metodologia o estudo de caso, através do qual apresentamos a resolução de um experimento em robótica educacional. Na análise do estudo, identificamos as habilidades do pensamento computacional envolvidas no processo de resolução de problemas, bem como delineamos o percurso cognitivo microgenético realizado pelo sujeito. Os resultados evidenciam que o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional se dá por meio de processos cognitivos particulares (microgêneses), que possibilitam reconstruções sucessivas por meio de mudanças no curso das ações, a partir de insucessos iniciais. Entendemos que os dados aqui apresentados podem contribuir para o debate sobre o desenvolvimento do pensamento computacional na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

LAGO, M.; ARAGÓN, R. O desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional: análise dos processos cognitivos à luz da microgênese. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 393–402, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134383. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134383. Acesso em: 3 dez. 2023.