Avaliação da eficiência das metodologias de problem based learning e rotação por estações em conjunto durante o ensino de robótica
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.134380Palavras-chave:
robótica, problem based learning, rotação por estaçõesResumo
Com o ensino de programação cada vez mais presente nas escolas, metodologias de ensino eficazes se fazem necessárias para desenvolver e estimular a aprendizagem. Nesta pesquisa tivemos como objeto de estudo a construção e avaliação de um curso de programação utilizando kits robótica Lego. O desenvolvimento do curso abordou o uso de duas metodologias ativas: Baseada em Projetos e Rotação por Estações. Como instrumentos metodológicos de softwares foram utilizadas as ferramentas Code.org, Kahoot e Scratch, com foco em estimular o interesse nas aulas e conteúdos. Estas ferramentas foram utilizadas, também, para gerar índices de aprendizagem, de forma avaliativa juntamente com alguns critérios de observações pré-definidos, um pré-teste e pós-teste, realização de desafios e entrega do projeto. Onde, por fim, a pesquisa resultou, no geral, em ganhos significativos de aprendizagem dos pilares do pensamento computacional e do desenvolvimento individual dos alunos.
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