Avaliação da eficiência das metodologias de problem based learning e rotação por estações em conjunto durante o ensino de robótica

Autores

  • Lucielton M. Silva DC/UFRPE
  • Matheus S. Leite DC/UFRPE
  • Luiz Antônio O. de Melo DC/UFRPE
  • Matheus José B. M. Freitas DC/UFRPE
  • Rodrigo Lins Rodrigues DED/UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134380

Palavras-chave:

robótica, problem based learning, rotação por estações

Resumo

Com o ensino de programação cada vez mais presente nas escolas, metodologias de ensino eficazes se fazem necessárias para desenvolver e estimular a aprendizagem. Nesta pesquisa tivemos como objeto de estudo a construção e avaliação de um curso de programação utilizando kits robótica Lego. O desenvolvimento do curso abordou o uso de duas metodologias ativas: Baseada em Projetos e Rotação por Estações. Como instrumentos metodológicos de softwares foram utilizadas as ferramentas Code.org, Kahoot e Scratch, com foco em estimular o interesse nas aulas e conteúdos. Estas ferramentas foram utilizadas, também, para gerar índices de aprendizagem, de forma avaliativa juntamente com alguns critérios de observações pré-definidos, um pré-teste e pós-teste, realização de desafios e entrega do projeto. Onde, por fim, a pesquisa resultou, no geral, em ganhos significativos de aprendizagem dos pilares do pensamento computacional e do desenvolvimento individual dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

SILVA, L. M.; LEITE, M. S.; MELO, L. A. O. de; FREITAS, M. J. B. M.; RODRIGUES, R. L. Avaliação da eficiência das metodologias de problem based learning e rotação por estações em conjunto durante o ensino de robótica. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 373–382, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134380. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134380. Acesso em: 3 dez. 2023.