Aprendizagem por investigação: aplicação de uma sequência didática online no ensino de biologia

Autores

  • Aline Coêlho dos Santos Universidade Regional de Blumenau – FURB
  • Andreza Cipriani Regional de Blumenau – FURB
  • Priscila Cadorin Nicolete Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134360

Palavras-chave:

ambiente virtual de aprendizagem, aprendizagem por investigação, ensino de ciências

Resumo

Esta pesquisa é um relato de experiência que aborda a aplicação de uma Sequência Didática Investigativa (SDI) nas aulas de Biologia, construída em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Tem por objetivo conhecer, na percepção dos estudantes, as possibilidades e fragilidades que essa prática apresenta enquanto recurso pedagógico. Dessa forma, para esse estudo, procedeu-se a uma avaliação estratégica conhecida como análise SWOT, uma técnica que auxilia pessoas e organizações a identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas a projetos e práticas. Trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa, que apresenta dados sobre a construção e aplicação de uma SDI sobre ‘Pigmentação Foliar’ em uma turma de Ensino Médio, além de uma avaliação realizada pelos estudantes sobre essa aplicação e de uma matriz SWOT construída a partir dessas avaliações. Esse relato de experiência sugere a aplicação da SDI em AVA como um recurso com potencial pedagógico, capaz de oportunizar experiências centradas na aprendizagem dos estudantes, caracterizando essa prática como uma forma efetiva de integrar-se aos fundamentos da educação do século XXI, numa perspectiva de autonomia, criticidade e construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

SANTOS, A. C. dos; CIPRIANI, A.; NICOLETE, P. C. Aprendizagem por investigação: aplicação de uma sequência didática online no ensino de biologia. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 321–330, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134360. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134360. Acesso em: 10 dez. 2023.