Verificando indícios cognitivos utilizando a variabilidade de frequência cardíaca

Autores

  • Fabiana S. Sgobbi UFRGS
  • Liane M. R. Tarouco UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134358

Palavras-chave:

Cognição, Variabilidade de Frequência Cardíaca, neurofisiologia

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar uma das medidas neurofisiologias. Neste caso a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) durante a realização de atividades em mundos virtuais em alunos do primeiro ano do ensino médio, a fim de verificar indícios cognitivos durante a execução de tais tarefas. A pesquisa contou com 15 participantes com idade entre 15 e 16 anos. Para registrar a VFC foi utilizado um monitor cardíaco, da marca Polar modelo A300, para coletar os dados durante as tarefas propostas na pesquisa (utilizando experimentos em um mundo virtual). Os resultados mostram um aumento no tempo de resposta da memória de trabalho, e podemos concluir que o uso dessa tecnologia pode ajudar a analisar evidências cognitivas reais no tempo de execução de tarefas específicas. É relevante desenvolver estudos nessa área de modo a criar uma ferramenta prática e operacional capaz de auxiliar na análise de dados neurofisiológicos, para que possam ser aplicados em pesquisas futuras como forma de corroborar os resultados.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

SGOBBI, F. S.; TAROUCO, L. M. R. Verificando indícios cognitivos utilizando a variabilidade de frequência cardíaca. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 301–310, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134358. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134358. Acesso em: 3 dez. 2023.