Métodos e aplicações de learning analytics no ensino corporativo: uma revisão sistemática literária

Autores

  • Pâmela Guimarães da Costa PIT-ICT/UNIFESP
  • Tiago de Oliveira PIT-ICT/UNIFESP
  • Flávia C. M. Q. Mariano PIT-ICT/UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134357

Palavras-chave:

Learning Analytics, Ensino Corporativo, Educação Corporativa, Revisão Sistemática Literária

Resumo

Learning Analytics (LA) representa a transformação dos dados gerados por Sistemas Gerenciadores de Aprendizagem (LMS) em conhecimento, tornando-se subsídio para tomada de decisões. Essa abordagem ocorre em forma de painéis, dashboards, relatórios, entre outras ferramentas que proporcionem a apresentação do conhecimento dos dados, e assim, possibilitam a disposição destes para a tomada de decisão das partes interessadas. Pela representatividade da aprendizagem formal, o conceito de LA é amplamente aplicado, surgindo comumente oportunidades e necessidades de interpretação dos dados impulsionados pelos avanços na utilização dos LMS como centralizadores de informação. Porém, no Ensino Corporativo (EC) essa utilização é discreta e propicia a oportunidade de personalização do método para este aprendiz corporativo que possui características únicas. Com isso, o objetivo deste artigo é entender as formas empregadas de LA envolvendo LMS em diferentes formas de ensino a fim de entender sua aplicabilidade no EC. O método aplicado foi uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). O resultado foi estruturado em quatro taxonomias para identificar métodos e estratégias, ferramentas utilizadas, identificação das partes interessadas e medição por métricas e indicadores. Este artigo avaliou 1296 materiais científicos publicados entre 2017 e 2021, selecionando 50 exemplares relevantes ao tema, onde, mesmo com poucos exemplares correspondendo diretamente LA ao EC, foi possível abstrair informações aplicáveis aos objetivos das questões de pesquisa propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

COSTA, P. G. da; OLIVEIRA, T. de; MARIANO, F. C. M. Q. Métodos e aplicações de learning analytics no ensino corporativo: uma revisão sistemática literária. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 291–300, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134357. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134357. Acesso em: 3 dez. 2023.

Edição

Seção

Mineração de dados educacionais