Métodos e aplicações de learning analytics no ensino corporativo: uma revisão sistemática literária
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.134357Palavras-chave:
Learning Analytics, Ensino Corporativo, Educação Corporativa, Revisão Sistemática LiteráriaResumo
Learning Analytics (LA) representa a transformação dos dados gerados por Sistemas Gerenciadores de Aprendizagem (LMS) em conhecimento, tornando-se subsídio para tomada de decisões. Essa abordagem ocorre em forma de painéis, dashboards, relatórios, entre outras ferramentas que proporcionem a apresentação do conhecimento dos dados, e assim, possibilitam a disposição destes para a tomada de decisão das partes interessadas. Pela representatividade da aprendizagem formal, o conceito de LA é amplamente aplicado, surgindo comumente oportunidades e necessidades de interpretação dos dados impulsionados pelos avanços na utilização dos LMS como centralizadores de informação. Porém, no Ensino Corporativo (EC) essa utilização é discreta e propicia a oportunidade de personalização do método para este aprendiz corporativo que possui características únicas. Com isso, o objetivo deste artigo é entender as formas empregadas de LA envolvendo LMS em diferentes formas de ensino a fim de entender sua aplicabilidade no EC. O método aplicado foi uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). O resultado foi estruturado em quatro taxonomias para identificar métodos e estratégias, ferramentas utilizadas, identificação das partes interessadas e medição por métricas e indicadores. Este artigo avaliou 1296 materiais científicos publicados entre 2017 e 2021, selecionando 50 exemplares relevantes ao tema, onde, mesmo com poucos exemplares correspondendo diretamente LA ao EC, foi possível abstrair informações aplicáveis aos objetivos das questões de pesquisa propostas.
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