Análise do uso de dashboard como ferramenta de apoio a tomada de decisão em instituições de ensino: uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Thieny de Cássio Lemes ICT/Unifesp
  • Marina Oliveira de Souza Dias ICT/Unifesp
  • Tiago de Oliveira ICT/Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134356

Palavras-chave:

business intelligence, dashboard, educação

Resumo

No âmbito educacional, o uso de um dashboard pode ajudar gestores e docentes a extrair e compreender informações de uma pluralidade de sistemas e processos, seja para diagnosticar, monitorar ou avaliar o percurso acadêmico dos estudantes. Neste sentido, este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura com o objetivo de fornecer um panorama dos estudos apresentados na literatura envolvendo o uso de dashboard como ferramenta de apoio aos processos de tomada de decisão nas instituições de ensino. A metodologia de pesquisa utilizada foi baseada nas diretrizes e no modelo de protocolo proposto por Kitchenham e Charters, seguindo as fases de formulação do protocolo de revisão, condução, análise e interpretação dos dados obtidos. Os resultados apresentados apontam que os dashboards são ferramentas com alta capacidade de promover uma tomada de decisão mais assertiva, possibilitando uma melhoria na eficiência das atividades desenvolvidas nas instituições de ensino. Contudo, esta RSL também mostrou que ainda há uma grande carência de publicações discutindo o uso de dashboards nas instituições de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

LEMES, T. de C.; DIAS, M. O. de S.; OLIVEIRA, T. de. Análise do uso de dashboard como ferramenta de apoio a tomada de decisão em instituições de ensino: uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 281–290, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134356. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134356. Acesso em: 3 dez. 2023.

Edição

Seção

Mineração de dados educacionais