A multimodal approach to identifying affective states in Computational Thinking practices
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.134354Palavras-chave:
Assessment of Computational Thinking, Affective States, Multimodal, Plugged ComputingResumo
Computational thinking (CT) presents a common challenge: the limitations of assessment instruments. This article seeks to discuss how the multimodal approach (through the identification of students' affective states) can contribute to the assessment of the development of CT skills. As a method, it is considered the experiment of activities in pairs, with the participation of 40 high school students, analyzed in the tactic of plugged computing. During data collection, the following instruments were used: pre-test and post-test, video capture and open questionnaire. We separated into groups of “Have Gained” and “No Gained” for better characterization of affective states through the EZ-MMLA Toolkit tool, which results in student engagement in carrying out activities. Therefore, this study is a subsidy for evaluation frameworks in future work.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).