Utilização da mineração de dados educacionais na educação infantil

Autores

  • Gabriel Candido da Silva Universidade de Pernambuco
  • Roberto Sá Barreto Paiva da Cunha Universidade de Pernambuco
  • Rodrigo Lins Rodrigues Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Alexandre Magno Andrade Maciel Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134353

Palavras-chave:

Jogos Educacionais, Mineração de Dados, Análise de Aprendizado, Identificação de Perfis Comportamentais, Educação Infantil

Resumo

Pesquisas recentes têm adotado medidas mais voltadas à demonstração de evidências coletadas em tempo real por meio de técnicas como Machine Learning e Deep Learning para avaliar o aprendizado adquirido pelos jogadores em Serious Games. No entanto, há poucos estudos que aplicam essas técnicas em jogos digitais educacionais voltados para a educação infantil. Assim, o objetivo deste estudo foi utilizar uma abordagem de Mineração de Dados para identificar diferentes perfis comportamentais em 26 jogos educacionais digitais, a fim de avaliar como diferentes alunos se beneficiaram da intervenção de leitura e escrita de palavras do aplicativo Escribo Play. O teste foi realizado com 351 alunos da educação infantil da rede pública de ensino e com isto foram identificados dois perfis comportamentais diferentes.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

SILVA, G. C. da; CUNHA, R. S. B. P. da; RODRIGUES, R. L.; MACIEL, A. M. A. Utilização da mineração de dados educacionais na educação infantil. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 251–260, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134353. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134353. Acesso em: 3 dez. 2023.

Edição

Seção

Mineração de dados educacionais