Mineração de dados para investigar o IDEB usando o censo da educação básica e SAEB: um estudo de caso em Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.134351Palavras-chave:
Mineração de dados, IDEB, Educação Básica, SAEBResumo
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a métrica que diagnostica a qualidade do ensino a partir do desempenho médio e do fluxo escolar. Este estudo utilizou mineração de dados e métodos de aprendizagem de máquina para investigar variáveis associadas ao IDEB. Foram utilizados dados do estado de Sergipe de 2017 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Censo Escolar. As categorias de variáveis usadas foram: contexto familiar dos estudantes, estrutura das escolas e condições de trabalho dos professores. Verificou-se que a variável socioeconômica dos estudantes tem uma forte relação com as notas do IDEB das escolas, sobretudo as variáveis relacionadas aos pais ou responsáveis pelos alunos e situação financeira familiar.
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