Mineração de dados para investigar o IDEB usando o censo da educação básica e SAEB: um estudo de caso em Sergipe

Autores

  • Mariana Lira de Farias UFS
  • Rene Pereira de Gusmão UFS
  • Cleonides Silva Dias Gusmão UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134351

Palavras-chave:

Mineração de dados, IDEB, Educação Básica, SAEB

Resumo

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a métrica que diagnostica a qualidade do ensino a partir do desempenho médio e do fluxo escolar. Este estudo utilizou mineração de dados e métodos de aprendizagem de máquina para investigar variáveis associadas ao IDEB. Foram utilizados dados do estado de Sergipe de 2017 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Censo Escolar.  As categorias de variáveis usadas foram: contexto familiar dos estudantes, estrutura das escolas e condições de trabalho dos professores. Verificou-se que a variável socioeconômica dos estudantes tem uma forte relação com as notas do IDEB das escolas, sobretudo as variáveis relacionadas aos pais ou responsáveis pelos alunos e situação financeira familiar.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

FARIAS, M. L. de; GUSMÃO, R. P. de; GUSMÃO, C. S. D. Mineração de dados para investigar o IDEB usando o censo da educação básica e SAEB: um estudo de caso em Sergipe. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 241–250, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134351. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134351. Acesso em: 3 dez. 2023.

Edição

Seção

Mineração de dados educacionais