Challenge of classes: jogo não-digital para o ensino de engenharia de software
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.134350Palavras-chave:
Jogos Educacionais, Engenharia de Software, Diagrama de Classes, UMLResumo
No processo de desenvolvimento de software, a etapa de modelagem é crucial para representar os diferentes aspectos de um sistema. Devido à sua importância, metodologias e linguagens de modelagem são amplamente estudadas nas disciplinas de Engenharia de Software, como a UML. Entre os principais diagramas da UML, encontra-se o diagrama de classes, cuja compreensão é considerada complexa e um desafio para os docentes. Buscando trazer uma estratégia diversificada para apoiar o ensino desse conteúdo, esse artigo apresenta o jogo Challenge of Classes, que trabalha de forma lúdica e divertida o desenvolvimento prático de diagramas, ao mesmo tempo que reforça conceitos teóricos da disciplina. Como resultado das primeiras avaliações, o jogo apresentou uma boa dinâmica, com uma gama de estratégias disponíveis para os jogadores, oferecendo uma mecânica que pode ser ampliada para outros conteúdos da área de Engenharia de Software.
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