Challenge of classes: jogo não-digital para o ensino de engenharia de software

Autores

  • Mauricio da Veiga de Almeida UFSM
  • Giliane Bernardi UFSM
  • Andre Zanki Cordenonsi UFSM
  • Mayara Leal Reis Fernandes IFMA - PPGTER/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134350

Palavras-chave:

Jogos Educacionais, Engenharia de Software, Diagrama de Classes, UML

Resumo

No processo de desenvolvimento de software, a etapa de modelagem é crucial para representar os diferentes aspectos de um sistema. Devido à sua importância, metodologias e linguagens de modelagem são amplamente estudadas nas disciplinas de Engenharia de Software, como a UML. Entre os principais diagramas da UML, encontra-se o diagrama de classes, cuja compreensão é considerada complexa e um desafio para os docentes. Buscando trazer uma estratégia diversificada para apoiar o ensino desse conteúdo, esse artigo apresenta o jogo Challenge of Classes, que trabalha de forma lúdica e divertida o desenvolvimento prático de diagramas, ao mesmo tempo que reforça conceitos teóricos da disciplina. Como resultado das primeiras avaliações, o jogo apresentou uma boa dinâmica, com uma gama de estratégias disponíveis para os jogadores, oferecendo uma mecânica que pode ser ampliada para outros conteúdos da área de Engenharia de Software.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

ALMEIDA, M. da V. de; BERNARDI, G.; CORDENONSI, A. Z.; FERNANDES, M. L. R. Challenge of classes: jogo não-digital para o ensino de engenharia de software. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 231–240, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134350. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134350. Acesso em: 5 dez. 2023.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem