Desenvolvimento e avaliação de um jogo educacional híbrido para apoiar o ensino de gerência de projetos de software
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.134347Palavras-chave:
Gerência de Projetos, Jogo Educacional, Jogo Educacional Híbrido, PM Master HíbridoResumo
Cientes dos benefícios que jogos educacionais, digitais e analógicos, proporcionam para os estudantes, diversos professores têm adotado jogos em sala de aula com o objetivo de apoiar o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Gerência de Projetos em cursos de graduação em computação. Nesse contexto, este trabalho tem a finalidade de apresentar o desenvolvimento e avaliação de uma versão híbrida, integrando recursos digitais e analógicos, do jogo educacional PMMaster. Adotando um modelo de design instrucional, o jogo é analisado, projetado, aplicado e avaliado sistematicamente por meio de um estudo de caso com alunos da disciplina de Gerência de Projetos, do Colégio Politécnico da UFSM. Resultados da avaliação do jogo híbrido confirmam os benefícios já conhecidos dos jogos analógicos, como a interação social e diversão, e também destacam pontos positivos em termos de jogabilidade e interface digital. O jogo híbrido desenvolvido neste trabalho pode ser útil para professores e instrutores de Gerência de Projetos adotar em suas aulas para apoiar o processo de ensino e aprendizagem.
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