Mapeamento de sinais em libras para o apoio ao ensino de engenharia de software
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.134345Palavras-chave:
Surdos, Libras, Ensino de Engenharia de SoftwareResumo
Em conjunto com diversas leis de inclusão, a Libras tem possibilitado a integração de pessoas surdas em diversos âmbitos. Em Instituições de Ensino Superior, o processo de inclusão pode se tornar complexo, tendo em vista que no processo de ensino-aprendizagem, e comum a utilização de terminologias especıficas do domínio, que muitas vezes não possuem traduções correspondentes. Nesse contexto, este trabalho busca mapear sinais em Libras correspondentes a terminologias especıficas para a área de Engenharia de Software, extra ́ıdas da norma de padrões NBR ISO/IEC 12207. Os termos identificados foram categorizados e ilustrados de forma quirêmica, a fim de exibir os principais parâmetros formacionais. Os resultados evidenciam a insuficiência de materiais para a tradução de terminologias especıficas para essa área. Este trabalho tem o propósito de disponibilizar subsídios de apoio ao ensino-aprendizagem para a área de Engenharia de Software, auxiliando os docentes a enfrentar os desafios do ensino de alunos surdos.
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