Mapeamento de sinais em libras para o apoio ao ensino de engenharia de software

Autores

  • Nildo Pereira da Silva Junior UEMS
  • Silvana Morita Melo UFGD
  • Gabriele Cristine Rech UEMS
  • Jorge Marques Prates UEMS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134345

Palavras-chave:

Surdos, Libras, Ensino de Engenharia de Software

Resumo

Em conjunto com diversas leis de inclusão, a Libras tem possibilitado a integração de pessoas surdas em diversos âmbitos. Em Instituições de Ensino Superior, o processo de inclusão pode se tornar complexo, tendo em vista que no processo de ensino-aprendizagem, e comum a utilização de terminologias especıficas do domínio, que muitas vezes não possuem traduções correspondentes. Nesse contexto, este trabalho busca mapear sinais em Libras correspondentes a terminologias especıficas para a área de Engenharia de Software, extra ́ıdas da norma de padrões NBR ISO/IEC 12207. Os termos identificados foram categorizados e ilustrados de forma quirêmica, a fim de exibir os principais parâmetros formacionais. Os resultados evidenciam a insuficiência de materiais para a tradução de terminologias especıficas para essa área. Este trabalho tem o propósito de disponibilizar subsídios de apoio ao ensino-aprendizagem para a área de Engenharia de Software, auxiliando os docentes a enfrentar os desafios do ensino de alunos surdos.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

SILVA JUNIOR, N. P. da; MELO, S. M.; RECH, G. C.; PRATES, J. M. Mapeamento de sinais em libras para o apoio ao ensino de engenharia de software. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 180–189, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134345. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134345. Acesso em: 3 dez. 2023.

Edição

Seção

Informática na Educação Especial