Diretrizes de acessibilidade para surdos como apoio ao desenvolvimento e avaliação de jogos digitais

Autores

  • Alan David da Cunha Naidon Sistemas de Informação - UFSM
  • Giliane Bernardi DCOM/PPGTER - UFSM
  • Andre Zanki Cordenonsi DARQ/PPGTER - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134338

Palavras-chave:

jogos digitais, acessibilidade, diretrizes, comunidade surda

Resumo

Considerando o cenário de desenvolvimento ou avaliação de jogos educacionais ou para entretenimento, ainda são poucas as iniciativas que consideram a acessibilidade para pessoas surdas, embora estas representem um número significativo da população. Partindo desta situação e da necessidade de constituir um alicerce para o desenvolvimento de jogos educacionais acessíveis para a comunidade surda, o presente trabalho buscou explorar diretrizes de acessibilidade gerais já consolidadas e propor um conjunto de diretrizes de acessibilidade para surdos, que foi elaborada contando com o envolvimento de uma comunidade digital de jogadores surdos, que expuseram suas principais dificuldades e necessidades, bem como participaram da avaliação das mesmas, trazendo
contribuições de melhorias. Como resultado, destaca-se que as diretrizes elencadas podem apoiar o processo de desenvolvimento de jogos acessíveis, bem como auxiliar docentes ou outros interessados na seleção de jogos acessíveis, a fim de garantir a inclusão e valorização das necessidades das pessoas surdas no universo dos jogos digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

NAIDON, A. D. da C.; BERNARDI, G.; CORDENONSI, A. Z. Diretrizes de acessibilidade para surdos como apoio ao desenvolvimento e avaliação de jogos digitais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 149–159, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134338. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134338. Acesso em: 3 dez. 2023.