Gamificação para o engajamento, motivação e estado de fluxo no aprendizado de libras

Autores

  • Eduardo Gomes de Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Colégio Pedro II (CPII)
  • Fernanda Carlos Sabino Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Leonardo Santos Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Roberto Rufino Jr. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Tadeu Moreira de Classe Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Rodrigo Pereira dos Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134335

Palavras-chave:

Gamificação, Língua de Sinais, Moodle, Engajamento, Motivação

Resumo

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a perda auditiva atualmente afeta mais de 1,5 bilhão de pessoas em todo mundo. Neste cenário, a língua de sinais pode ser utilizada como meio de comunicação para esse tipo de deficiência. Apesar do ensino da língua de sinais estar regulamentada no Brasil, as barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes dificultam a inclusão do indivíduo surdo em uma sociedade predominantemente ouvinte. O uso da gamificação em materiais didáticos baseados em multimídia fornece uma maneira eficaz de direcionar o esforço e a atenção dos participantes para a atividade de aprendizagem, tornando o ensino mais atraente, motivador e envolvente. Neste trabalho é apresentado o contexto pedagógico pensado para um curso de Libras ofertado para ouvintes, o relato de experiência e a avaliação de 31 participantes após o uso do Moodle (não gamificado e gamificado) com o intuito de avaliar o engajamento, motivação e estado de fluxo nesses dois ambientes. Os resultados mostraram que o perfil do participante, pode, de alguma maneira, interferir na percepção da gamificação.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

OLIVEIRA, E. G. de; SABINO, F. C.; OLIVEIRA, L. S.; RUFINO JR., R.; CLASSE, T. M. de; SANTOS, R. P. dos. Gamificação para o engajamento, motivação e estado de fluxo no aprendizado de libras. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 139–148, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134335. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134335. Acesso em: 3 dez. 2023.