Formação continuada de professores do ensino fundamental em pensamento computacional
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.134334Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Formação Continuada, Abordagem Desplugada, BNCC ComputaçãoResumo
A Computação integra formalmente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir da aprovação da Resolução N° 1 de 2022. A normativa estabelece que os Estados, Municípios e o Distrito Federal devem estabelecer parâmetros e abordagens pedagógicas de implementação do Pensamento Computacional (PC) na Educação Básica. Nessa direção, considerando a necessidade de formação docente na temática, o presente estudo apresenta a estrutura pedagógica de um curso de formação continuada para professores do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) de forma experimental. O intuito do curso foi capacitá-los quanto aos conceitos e aplicações do PC buscando identificar dificuldades e barreiras no aprendizado. Com metodologia quantitativa, o curso foi realizado com 22 professores da rede pública de ensino. Os resultados mostraram que tanto a estrutura pedagógica, quanto os materiais didáticos são adequados para a formação em PC e que a aquisição dos conteúdos ocorreu de forma satisfatória.
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