Formação continuada de professores do ensino fundamental em pensamento computacional

Autores

  • Graziela Ferreira Guarda Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto PGCTIn/UFF

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134334

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Formação Continuada, Abordagem Desplugada, BNCC Computação

Resumo

A Computação integra formalmente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir da aprovação da Resolução N° 1 de 2022. A normativa estabelece que os Estados, Municípios e o Distrito Federal devem estabelecer parâmetros e abordagens pedagógicas de implementação do Pensamento Computacional (PC) na Educação Básica. Nessa direção, considerando a necessidade de formação docente na temática, o presente estudo apresenta a estrutura pedagógica de um curso de formação continuada para professores do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) de forma experimental. O intuito do curso foi capacitá-los quanto aos conceitos e aplicações do PC buscando identificar dificuldades e barreiras no aprendizado. Com metodologia quantitativa, o curso foi realizado com 22 professores da rede pública de ensino. Os resultados mostraram que tanto a estrutura pedagógica, quanto os materiais didáticos são adequados para a formação em PC e que a aquisição dos conteúdos ocorreu de forma satisfatória.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

GUARDA, G. F.; PINTO, S. C. C. da S. Formação continuada de professores do ensino fundamental em pensamento computacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 128–138, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134334. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134334. Acesso em: 3 dez. 2023.