Tecnologias digitais e a tomada de decisão na contabilidade: a importância das Metodologias Ativas na aprendizagem

Autores

  • Liliane Maria Ramalho de Castro Siqueira FEAAC- UFC
  • José Aires de Castro Filho UFC
  • Juliana Silva Arruda UNICHRISTUS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134332

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Tecnologias Digitais, Tomada de decisão

Resumo

O presente estudo objetiva analisar o desenvolvimento da habilidade de tomada de decisão dos discentes do componente curricular Administração Financeira do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará por meio da implementação de metodologias ativas apoiadas por tecnologias digitais. Foi utilizada a metodologia qualitativa, com caráter interpretativo. Os dados foram baseados em gravação de vídeos dos encontros, diários de campo e materiais produzidos pelos discentes durante o semestre letivo. Os resultados destacaram categorias como: conteúdos relacionados às vivências dos alunos com apoio dos recursos digitais, interação entre discentes e Inovação e criatividade. Os resultados revelaram que a ação docente permitiu a criação de atividades relacionadas às práticas contábeis, levando os discentes a se engajar e desenvolver a habilidade de tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

SIQUEIRA, L. M. R. de C.; CASTRO FILHO, J. A. de; ARRUDA, J. S. Tecnologias digitais e a tomada de decisão na contabilidade: a importância das Metodologias Ativas na aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 117–127, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134332. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134332. Acesso em: 3 dez. 2023.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador