Gênero e pensamento computacional na educação básica: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Mychelline Souto Cunha UFPE
  • Giordano Ribeiro Eulalio Cabral UFPE
  • Liliane Sheyla da Silva Fonseca UNICAP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134331

Palavras-chave:

gênero, pensamento computacional, revisão sistemática da literatura

Resumo

Este trabalho realizou uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) para compreender se existem diferenças de gênero nas pesquisas de Pensamento Computacional (PC), na educação básica. Os resultados gerados após análise dos 36 estudos, mostram que as diferenças de gênero em relação às habilidades (desempenho) do PC, não são significativas. Em relação à atitude (autoeficácia) dos meninos com computadores e programação, ela é maior, se comparado às meninas. Sobre as preferências e tipos de tarefas, os meninos se beneficiam com atividades individuais e cinestésicas. Já as meninas preferem atividades com uso de linguagem e colaborativas. Portanto, propor métodos de ensino que atendam aos interesses das crianças e contemplem uma diversidade de tarefas, pode beneficiar ambos os gêneros.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

CUNHA, M. S.; CABRAL, G. R. E.; FONSECA, L. S. da S. Gênero e pensamento computacional na educação básica: uma revisão sistemática da literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 107–116, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134331. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134331. Acesso em: 3 dez. 2023.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador