Um survey sobre fatores que influenciam a permanência e o ingresso de estudantes em cursos de sistemas de informação

Autores

  • Pedro Henrique Valle Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Silvana M. Melo Universidade Federal da Grande Dourados
  • Jorge Marques Prates Universidade Estadal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134329

Palavras-chave:

Sistemas de Informação, Evasão, Permanência

Resumo

A procura por cursos de graduação em computação, principalmente em Sistemas de Informação (SI), vem aumentando nas universidades. Apesar disso, a taxa de evasão neste curso continua muito alta. Para isso, conduzimos um survey com 55 alunos dos cursos de Sistemas de Informação de três universidades brasileiras para identificar os principais fatores que impactam o ingresso e a permanência dos alunos nesses cursos. Os resultados indicam que as ações, como a oferta de bolsas e infraestrutura e a qualidade do corpo docente e das aulas ministradas, são aspectos centrais que contribuem para a permanência dos alunos. Como principal contribuição, essas evidencias podem servir de base para propor estratégias para reduzir a evasão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

VALLE, P. H.; MELO, S. M.; PRATES, J. M. Um survey sobre fatores que influenciam a permanência e o ingresso de estudantes em cursos de sistemas de informação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 97–106, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134329. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134329. Acesso em: 28 fev. 2024.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador