Revisão sistemática sobre painéis de visualização de dados educacionais

Autores

  • Tony Carlos Bignardi dos Santos PPGIE/UFRGS
  • Gabriela Trindade Perry PPGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134328

Palavras-chave:

Massive Open Online Courses, Painéis de dados, Analítica da aprendizagem

Resumo

Um painel de visualizações de dados educacionais se utiliza dos dados gerados nas plataformas online de aprendizagem e os organiza em indicadores gráficos, como dados de acesso, permanência, desempenho ou outros sinalizadores que possam informar aos estudantes, professores e gestores sobre o processo de aprendizagem, evolução e desempenho. Tais painéis podem ser ferramentas importantes em contextos de educação à distância, devido à grande quantidade de estudantes e à pouca interação entre a plataforma, os professores e os estudantes. A fim de explorar estes recursos, neste artigo foi feita uma revisão sistemática sobre este tema, com o objetivo de identificar tendências e lacunas em relação ao emprego destas ferramentas em plataformas de ensino online. A ausência de pesquisas sobre a utilização de painéis específicos para cursos massivos abertos online (Massive Open Online Course – MOOCs) e a comparação entre diferentes cursos foram constatados neste estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

SANTOS, T. C. B. dos; PERRY, G. T. Revisão sistemática sobre painéis de visualização de dados educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 87–96, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134328. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134328. Acesso em: 3 dez. 2023.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador