Revisão sistemática sobre painéis de visualização de dados educacionais
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.134328Palavras-chave:
Massive Open Online Courses, Painéis de dados, Analítica da aprendizagemResumo
Um painel de visualizações de dados educacionais se utiliza dos dados gerados nas plataformas online de aprendizagem e os organiza em indicadores gráficos, como dados de acesso, permanência, desempenho ou outros sinalizadores que possam informar aos estudantes, professores e gestores sobre o processo de aprendizagem, evolução e desempenho. Tais painéis podem ser ferramentas importantes em contextos de educação à distância, devido à grande quantidade de estudantes e à pouca interação entre a plataforma, os professores e os estudantes. A fim de explorar estes recursos, neste artigo foi feita uma revisão sistemática sobre este tema, com o objetivo de identificar tendências e lacunas em relação ao emprego destas ferramentas em plataformas de ensino online. A ausência de pesquisas sobre a utilização de painéis específicos para cursos massivos abertos online (Massive Open Online Course – MOOCs) e a comparação entre diferentes cursos foram constatados neste estudo.
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