Ensino e aprendizagem de instrumentos de teclas: contribuições da sala de aula invertida
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.134321Palavras-chave:
Ensino de instrumentos musicais, Google Classroom, Sala de Aula InvertidaResumo
A Sala de Aula Invertida (SAI) é uma proposta de modelo rotacional de Ensino Híbrido na qual os estudantes têm uma interação prévia com o conteúdo de forma on-line e o tempo destinado à sala de aula pode ser dedicado à resolução de problemas, discussão de questões ou elaboração de projetos. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo apresentar a análise de um experimento com a metodologia SAI no ensino e aprendizagem de instrumentos de teclas em um curso de Licenciatura em Música de uma Instituição Federal de Educação, segundo a percepção dos estudantes. No experimento foi utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Classroom. A pesquisa realizada teve caráter qualitativo e utilizou como procedimentos metodológicos a revisão da literatura, a pesquisa documental e a pesquisa-ação educacional. Este trabalho apresenta a análise de dados obtidos através de questionários. Os resultados apontam que a SAI contribuiu para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem de instrumentos de teclas tornando-o mais rápido, dinâmico e prazeroso.
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