Ensino e aprendizagem de instrumentos de teclas: contribuições da sala de aula invertida

Autores

  • Cristiano Matos de Oliveira Instituto Federal Fluminense
  • Suzana da Hora Macedo Instituto Federal Fluminense
  • Marcelo Rauta Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134321

Palavras-chave:

Ensino de instrumentos musicais, Google Classroom, Sala de Aula Invertida

Resumo

A Sala de Aula Invertida (SAI) é uma proposta de modelo rotacional de Ensino Híbrido na qual os estudantes têm uma interação prévia com o conteúdo de forma on-line e o tempo destinado à sala de aula pode ser dedicado à resolução de problemas, discussão de questões ou elaboração de projetos. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo apresentar a análise de um experimento com a metodologia SAI no ensino e aprendizagem de instrumentos de teclas em um curso de Licenciatura em Música de uma Instituição Federal de Educação, segundo a percepção dos estudantes. No experimento foi utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Classroom. A pesquisa realizada teve caráter qualitativo e utilizou como procedimentos metodológicos a revisão da literatura, a pesquisa documental e a pesquisa-ação educacional. Este trabalho apresenta a análise de dados obtidos através de questionários. Os resultados apontam que a SAI contribuiu para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem de instrumentos de teclas tornando-o mais rápido, dinâmico e prazeroso.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

OLIVEIRA, C. M. de; MACEDO, S. da H.; RAUTA, M. Ensino e aprendizagem de instrumentos de teclas: contribuições da sala de aula invertida. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 45–56, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134321. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134321. Acesso em: 3 dez. 2023.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador