Influencia das Emoções na Aprendizagem com o Uso de Folhinhas de Atividades

Autores

  • Maristela Montanha UFPR
  • Helena Macedo Reis UFPR
  • Anderson da Silva Marcolino UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134320

Palavras-chave:

Recursos Educacionais Digitais, Emoção, Avaliação

Resumo

A ampliação da necessidade de adoção de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação devido a pandemia da Covid-19 e as mudanças significativas da Base Nacional Curricular Comum, tem levado a utilização de diversos métodos de avaliação para a escolha de Recursos Educacionais Digitais (REDs). Em paralelo, pesquisas tem buscado identificar como o estado afetivo dos estudantes interferem no processo de aprendizagem. Como se entende que a avaliação para adoção de um RED deve ocorrer considerando o estado afetivo dos estudantes, além das especificidades didático-pedagógica, esta pesquisa, por meio de um estudo de caso, busca identificar e comparar qualitativamente as emoções de estudantes de turmas do Ensino Básico na utilização de um RED em aulas de Ciência, com objetivo de identificar como as emoções interferem nas atividades e na retenção de conhecimento. Ao final, são discutidos como o estado afetivo pode aprimorar o processo de avaliação de um RED para uso nas práticas didático-pedagógicas dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

MONTANHA, M.; REIS, H. M.; MARCOLINO, A. da S. Influencia das Emoções na Aprendizagem com o Uso de Folhinhas de Atividades . Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 34–44, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134320. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134320. Acesso em: 3 dez. 2023.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador