Um projeto de desenvolvimento de software em parceria com a indústria: um estudo de caso em Educação em Computação

Autores

  • Rafaela Melo Icomp/UFAM
  • Fernanda Pires ThinkTEd Lab - UEA
  • Ramayana M. Junior UEA
  • Rodrigo Choji UEA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134319

Palavras-chave:

Educação em computação, PD&I, Metodologias ativas, Estudantes de computação

Resumo

A complexidade de aprendizagem em Educação em Computação tem desencadeado inúmeras pesquisas e discussões. Um tema que tem ganhado grande atenção e sobre como as Universidades podem reduzir o distanciamento entre a academia e o “mundo real” através das metodologias de aprendizagem ativas. Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, sobre a participação de estudantes de cursos superiores da área da Computação em um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em parceria com a indústria. A pesquisa se propõe a discutir o impacto da experiência em PD&I na formação acadêmica, profissional e pessoal dos estudantes. Os instrumentos de analise foram: observação participante, formulário e a produção desenvolvida pelos estudantes. O trabalho teve a duração de um ano e os dados indicam que a participação surtiu efeitos positivos na formação dos participantes embora os processos metodológicos ainda enfrentem desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

MELO, R.; PIRES, F.; M. JUNIOR, R.; CHOJI, R. Um projeto de desenvolvimento de software em parceria com a indústria: um estudo de caso em Educação em Computação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 24–33, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134319. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134319. Acesso em: 3 dez. 2023.

Edição

Seção

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador