Um projeto de desenvolvimento de software em parceria com a indústria: um estudo de caso em Educação em Computação
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.134319Palavras-chave:
Educação em computação, PD&I, Metodologias ativas, Estudantes de computaçãoResumo
A complexidade de aprendizagem em Educação em Computação tem desencadeado inúmeras pesquisas e discussões. Um tema que tem ganhado grande atenção e sobre como as Universidades podem reduzir o distanciamento entre a academia e o “mundo real” através das metodologias de aprendizagem ativas. Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, sobre a participação de estudantes de cursos superiores da área da Computação em um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em parceria com a indústria. A pesquisa se propõe a discutir o impacto da experiência em PD&I na formação acadêmica, profissional e pessoal dos estudantes. Os instrumentos de analise foram: observação participante, formulário e a produção desenvolvida pelos estudantes. O trabalho teve a duração de um ano e os dados indicam que a participação surtiu efeitos positivos na formação dos participantes embora os processos metodológicos ainda enfrentem desafios.
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