Um mapeamento sistemático sobre pesquisas envolvendo a autoeficácia em ambientes computacionais de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.134317Palavras-chave:
Autoeficácia, Análise de Aprendizagem, Mapeamento Sistemático, Ambientes Computacionais de AprendizagemResumo
O presente artigo apresenta um mapeamento sistemático da literatura que permite
compreender as estratégias de investigação da Autoeficácia em
Ambientes Computacionais de Aprendizagem (ACA), no período de 12 anos. O estudo foi
desenvolvido utilizando 5 bases de dados e 40 artigos para leitura e análise, valendo-se de
categorização de dados para identificação de categorias de análise. Como resultado, o estudo
permitiu projetar as tendências de publicações voltadas a temática de autoeficácia em ACA.
Os focos do estudo relacionam-se com as implicações da crença de autoeficácia no uso dos
Ambientes de Aprendizagem, nas diversas áreas de conhecimento. A partir dos resultados do
estudo, observou-se que já existem diversos trabalhos no Brasil voltados para a detecção de
estados afetivos. Entretanto, verifica-se a necessidade de estudos direcionados à detecção da
autoeficácia em ambientes computacionais de aprendizagem, ou outros fenômenos
socioafetivos que se fazem mais presentes no processo de ensino-aprendizagem, com intuito
de contribuir para melhoria da educação.
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