Um mapeamento sistemático sobre pesquisas envolvendo a autoeficácia em ambientes computacionais de aprendizagem

Autores

  • Kelis Estatiane de Campos Universidade do Vale dos Sinos
  • Sandro José Rigo Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Jorge Luís Victória Barbosa Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134317

Palavras-chave:

Autoeficácia, Análise de Aprendizagem, Mapeamento Sistemático, Ambientes Computacionais de Aprendizagem

Resumo

O presente artigo apresenta um mapeamento sistemático da literatura que permite
compreender as estratégias de investigação da Autoeficácia em
Ambientes Computacionais de Aprendizagem (ACA), no período de 12 anos. O estudo foi
desenvolvido utilizando 5 bases de dados e 40 artigos para leitura e análise, valendo-se de
categorização de dados para identificação de categorias de análise. Como resultado, o estudo
permitiu projetar as tendências de publicações voltadas a temática de autoeficácia em ACA.
Os focos do estudo relacionam-se com as implicações da crença de autoeficácia no uso dos
Ambientes de Aprendizagem, nas diversas áreas de conhecimento. A partir dos resultados do
estudo, observou-se que já existem diversos trabalhos no Brasil voltados para a detecção de
estados afetivos. Entretanto, verifica-se a necessidade de estudos direcionados à detecção da
autoeficácia em ambientes computacionais de aprendizagem, ou outros fenômenos
socioafetivos que se fazem mais presentes no processo de ensino-aprendizagem, com intuito
de contribuir para melhoria da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

CAMPOS, K. E. de; RIGO, S. J.; BARBOSA, J. L. V. Um mapeamento sistemático sobre pesquisas envolvendo a autoeficácia em ambientes computacionais de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 1–13, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134317. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134317. Acesso em: 3 dez. 2023.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem