Prefácio da edição RENOTE 2022-1

Resumo

A despeito da pandemia do COVID-19, prosseguiram as submissões de artigos para a RENOTE, embora com uma queda de cerca de 50% nas submissões durante a pandemia.  

A evolução da quantidade de submissões e de trabalhos aceitos, ilustrada no Gráfico 1, mostra a quantidade de trabalhos submetidos e aceitos no último decênio, o que evidencia a importância desta publicação em termos de seu papel como veículo para divulgação dos trabalhos dos autores nacionais. 

Gráfico 1 – Evolução da quantidade de submissões e aceitação de artigos

Nesta edição, foram recebidos 133 registros de artigos, sendo concretizada a submissão de 127 trabalhos, dos quais foram selecionados 41, o que corresponde a pouco mais de 30%, como é usual no processo de seleção da RENOTE.  Dentre os trabalhos selecionados, 90 autores eram provenientes de outros estados e países, conforme ilustrado no Gráfico 2.

Gráfico 2 – Proveniência dos autores dos artigos selecionados para a edição RENOTE 2022-1

Trabalharam no processo de seleção 75 revisores provenientes de instituições de vários outros estados do Brasil e de 2 outros países. O trabalho foi realizado na modalidade de revisão duplo cego dos artigos.

A temática abordada nos artigos publicados nesta edição mostra as novidades em temos de uso de novas tecnologias na educação, tais como ambientes virtuais de aprendizagem,  tecnologias móveis, jogos educativos, laboratórios virtuais, aprendizagem colaborativas, mas também traz os subsídios teóricos que servem de apoio ao uso da tecnologia como recurso educacional.

A temática abordada pelos trabalhos pode ser delineada através do diagrama apresentado na Figura 1 seguinte que mostra a nuvem dos tópicos selecionados pelos autores para seus trabalhos.

Figura 1 – Nuvem de palavras nos tópicos dos artigos selecionados

A indexação da RENOTE no Google acadêmico, mostra que a revista tem sido fonte de referência significativa com um índice h5 de 14 (a partir das métricas do próprio Google Scholar para o último quinquênio) o que a coloca no nível das revistas do estrato superior da classificação Qualis da CAPES. Atualmente a RENOTE está classificada como A3 no novo Qualis (ainda não oficial).

O h-index geral da RENOTE, calculado pelo programa Publish or Perish a partir de pesquisa no Google scholar é atualmente 45 tendo sido citada 10652 vezes com uma média de 560,63 citações por ano. Neste levantamento constata-se 10 artigos com mais de 100 citações o que corrobora o alto impacto da revista na comunidade mostrando que ela é referência de destaque para os autores no país e mesmo fora. Também cabe destacar que a RENOTE está indexada no Portal de Periódicos da CAPES, no LATINDEX, no PKP – Public Kowledge Project, no portal LivRe – Revistas de Livre Acesso, IBICT, além do Google Scholar.

Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Editora

RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Prefácio da edição RENOTE 2022-1 . RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 1, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126834. Acesso em: 28 nov. 2022.