Pensamento Computacional e o Ensino de Matemática: um relato sobre as percepções de estudantes de um curso de formação de professores

Autores

  • Matheus Felipe Bezerra Nunes de Farias UEPB
  • Mariana Almeida Ferreira UEPB
  • Ana Emília Victor Barbosa Coutinho UEPB
  • Brauner Gonçalves Coutinho UEPB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126688

Palavras-chave:

pensamento computacional, ensino de matemática, formação de professores

Resumo

O pensamento computacional é considerado em vários países como uma das habilidades essenciais para os cidadãos do século XXI. No Brasil, a sua recente inclusão na Base Nacional Comum Curricular tem motivado reflexões acerca da necessidade de sua inclusão na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, especialmente na área da matemática. Nessa perspectiva, apresentamos no presente trabalho uma avaliação das percepções dos participantes de um curso introdutório de formação para licenciandos e professores de matemática que visa articular o pensamento computacional com conteúdos matemáticos a partir da proposta do desenvolvimento de desafios, simulações e jogos lúdicos utilizando a plataforma Scratch. Para isto, um questionário baseado na escala Likert foi aplicado junto aos participantes ao final do curso visando analisar as suas percepções em relação ao objeto de estudo. O engajamento dos participantes nas atividades desenvolvidas bem como a análise das respostas ao questionário indicam que se trata de uma temática motivante e atraente, sendo essencial o desenvolvimento de ações que visem associar de modo mais efetivo o pensamento computacional à formação de professores de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

BEZERRA NUNES DE FARIAS, M. F. .; ALMEIDA FERREIRA, M. .; BARBOSA COUTINHO, A. E. V. .; GONÇALVES COUTINHO, B. . Pensamento Computacional e o Ensino de Matemática: um relato sobre as percepções de estudantes de um curso de formação de professores. RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 409–418, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126688. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126688. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas