Panorama sobre o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (CTPC) à luz das percepções dos estudantes

Autores

  • Maria das Graças Cleophas UFPR
  • Everton Bedin UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126687

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, TPACK, Professores de Química

Resumo

Obter informações sobre o uso das Tecnologias Digitais (TD) de professoresuniversitários representa um campo de investigação com elevado potencial porque visto
pode constituir uma base teórica para orientar o currículo de formação inicial ou contínua de professores para integração eficaz da tecnologia em sala de aula. Este estudo, de abordagem qualitativa com paradigma interpretativo, objetiva descreve um panorama de como os graduandos em química (GQ) perceberam a integração das tecnologias na ação pedagógica de seus professores durante a pandemia de COVID-19 para ensinar a química. A construção dos dados foi realizada por meio de um questionário on-line composto por 21 itens distribuídos em uma escala Likert que foi respondido por 377 GQ das cinco regiões do Brasil. Os resultados apontam que os docentes mostraram domínio nos campos de Conhecimentos Científico e Tecnológico, não ocorrendo o mesmo para os campos de Conhecimentos que apresentam elementos Pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

DAS GRAÇAS CLEOPHAS, M. .; BEDIN, E. . Panorama sobre o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (CTPC) à luz das percepções dos estudantes. RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 399–408, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126687. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126687. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas