Scratch nas Engenharias: Alunos desenvolvedores de experimentos para laboratório virtual

Autores

  • Kajiana Nuernberg Sartor Vidotto UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco UFRGS
  • Patrícia Fernanda da Silva UFRGS
  • Morgana Nuernberg Sartor Faraco UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126683

Palavras-chave:

Experimentos, Laboratório Virtual, Aprendizagem Criativa, Engenharias, Scratch

Resumo

Em busca de novas práticas educacionais para a disciplina de Estática dos cursos de Engenharias da UNISATC, esta pesquisa descreve uma atividade cujo objetivo é analisar as condições para o desenvolvimento de experimentos para laboratórios virtuais (LVs), utilizando a ferramenta Scratch 3.0 on-line, e envolvendo os estudantes de forma ativa e participativa, tornando-os protagonistas do próprio conhecimento. Utilizou-se a Aprendizagem Criativa e atividades de experimentação para desenvolver a autonomia, a criatividade, a motivação e o trabalho colaborativo. A metodologia da pesquisa se caracterizou por um estudo de caso aplicado com resultados assertivos, pois, mesmo sem saber programar, os estudantes construíram experimentos de forma autônoma, intuitiva, criativa e divertida, atingindo os objetivos do componente curricular.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

NUERNBERG SARTOR VIDOTTO, K. .; ROCKENBACH TAROUCO, L. M. .; FERNANDA DA SILVA, P. .; NUERNBERG SARTOR FARACO, M. . Scratch nas Engenharias: Alunos desenvolvedores de experimentos para laboratório virtual. RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 358–367, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126683. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126683. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Software educacional