O uso da realidade virtual no ensino de biologia: análise de tours do aplicativo google expedições.

Autores

  • Kristyelem Ramos Fonseca UFMA
  • Carlos Bruno Cabral de Oliveira UFMA
  • Mariana Guelero do Valle UFMA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126680

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Google Expedições, Realidade Virtual, Tecnologia, Tours

Resumo

Este trabalho objetivou investigar o uso da Realidade Virtual (RV) no contexto do ensino de Biologia, com foco na análise de tours do aplicativo Google Expedições. Trata-se de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Foram analisados quarenta e quatro tours do aplicativo Google Expedições de diferentes áreas da Biologia. Para a análise de dados, foram adaptados os elementos-chave Mundo Virtual e Imersão de Sherman e Craig (2019). Na categoria Mundo Virtual, pode-se destacar a importância dos objetos virtuais para aproximação do conteúdo através da visualização e contextualização. Na categoria Imersão, constatou-se que os elementos audiovisuais são um complemento para a interpretação de informações acerca do ambiente em que o aluno está imerso.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

RAMOS FONSECA , K. .; CABRAL DE OLIVEIRA , C. B. .; GUELERO DO VALLE, M. . O uso da realidade virtual no ensino de biologia: análise de tours do aplicativo google expedições. RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 328–337, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126680. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126680. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

Realidade virtual e aumentada na Educação