Retenção e Evasão em Cursos de Engenharia: uso de tecnologia para proporcionar a Aprendizagem Social

Autores

  • Alberto Bastos do Canto Filho UFRGS
  • Edson Cordeiro do Valle UFRGS
  • Leandro Langie Araujo UFRGS
  • Enzo Victor Zucchetti Pietta UFRGS
  • Laura Patrício Gonçalves UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126673

Palavras-chave:

Tecnologia na Educação, Evasão, Engenharia, Aprendizagem social

Resumo

Tendo em vista as altas taxas de evasão nos Cursos de Engenharia, principalmente no Brasil, e poucos estudos com propostas efetivamente postas em prática que combatam esse problema, este artigo apresenta e analisa a implementação de um método de ensino e aprendizagem do qual faz uso intensivo de tecnologia e aprendizagem social como solução para a evasão nos cursos de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante o período de interrupção das atividades presenciais foi realizado um projeto denominado PreparaEng no qual estudantes dos cursos de Engenharia atuaram como tutores para pessoas interessadas em cursar Engenharia e forneceram o preparo necessário para eles darem início ao curso. A fim de comprovar a eficiência deste projeto, neste estudo é analisado o desempenho dos participantes que ingressarem e cursaram a disciplina de Física I, tendo como resultados indícios da efetividade da metodologia adotada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

BASTOS DO CANTO FILHO, A. .; CORDEIRO DO VALLE, E. .; LANGIE ARAUJO, L.; ZUCCHETTI PIETTA, E. V. .; PATRÍCIO GONÇALVES, L. . Retenção e Evasão em Cursos de Engenharia: uso de tecnologia para proporcionar a Aprendizagem Social. RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 273–283, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126673. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126673. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Mineração de dados educacionais