Framework para gamificação de Ambiente Virtual de Aprendizagem Corporativo utilizando técnicas de minimização do Gaming The System

Autores

  • Paulo Henrique de Souza Oliveira UFSM
  • Roseclea Duarte Medina UFSM
  • Giliane Bernardi UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126671

Palavras-chave:

AVA, Educação corporativa, Gamificação, Gaming the system

Resumo

A gamificação está gradativamente se consolidando como uma ferramenta de engajamento no meio acadêmico, no entanto, o ambiente corporativo tem percebido o
potencial dessa abordagem já a bastante tempo, mesmo sem atribuir a nomenclatura diretamente associada a jogos. No que se refere a ambientes virtuais de formação e qualificação de recursos humanos, há muita dificuldade em definir requisitos de gamificação capazes de motivar esse público e, para além disso, prever e tratar comportamentos indesejados, conhecidos como “gaming the system”, frequentes nesse tipo de formação. Nesse contexto, esse estudo em desenvolvimento se propõe a produzir um arcabouço sobre gamificação de ambientes virtuais de aprendizagem na educação corporativa, considerando o comportamento do usuário, com o propósito de definir um framework específico, adaptando as 7 dimensões do modelo 5W2H a fim de orientar a gamificação nesses ambientes, visando garantir a satisfação e o êxito do usuário de forma modular e adaptativa a diferentes contextos.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

DE SOUZA OLIVEIRA, P. H. .; DUARTE MEDINA, R. .; BERNARDI, G. . Framework para gamificação de Ambiente Virtual de Aprendizagem Corporativo utilizando técnicas de minimização do Gaming The System. RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 253–262, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126671. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126671. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

Mineração de dados educacionais