Jogos digitais: recursos pedagógicos para o ensino remoto da linguagem musical

Autores

  • Tereza Cristina Dourado Carrah Vieira Carvalho UFC
  • Leonardo Oliveira Moreira UFC
  • Priscila Barros David UFC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126633

Palavras-chave:

música, gamificação, pandemia, TDIC

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre o uso de jogos digitais aplicados como recursos pedagógicos no ensino da linguagem musical no Ensino
Fundamental. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa participante com 15 alunos do 3º ao 5º ano, integrantes de um projeto extracurricular em uma escola pública da cidade de Maracanaú-Ceará, em 2021. Os resultados destacam que os jogos digitais baseados no Melôkids, nas plataformas Kahoot, Wordwall e o Portal Music Games Partita possibilitaram o engajamento dos alunos e a construção de um aprendizado lúdico e divertido durante o ensino remoto, contemplando os conteúdos e habilidades musicais emitidos no documento da BNCC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

DOURADO CARRAH VIEIRA CARVALHO, T. C. .; OLIVEIRA MOREIRA, L. .; BARROS DAVID, P. . Jogos digitais: recursos pedagógicos para o ensino remoto da linguagem musical. RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 173–182, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126633. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126633. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem