Explorando a Gamificação no Ensino de Decisões Arquiteturais: Um Relato de Experiência

Autores

  • Jacson Rodrigues Barbosa UFG
  • Pedro Henrique Dias Valle UFJF
  • Ricardo Vilela USP
  • Valdemar Vicente Graciano Neto UFG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126630

Palavras-chave:

gamificação, ensino de arquitetura de software

Resumo

Decisõees arquiteturais, quando selecionadas corretamente, agregam diversos benefícios para a qualidade dos sistemas de software. No entanto, observa-se uma dificuldade considerável por parte dos discentes para (i) abstrair conceitos complexos de arquitetura de software e (ii) tomar decisões arquiteturais adequadas para problemas específicos. O objetivo deste estudo foi explorar o uso da gamificação como mecanismo de apoio ao ensino de arquitetura de software, especificamente no ensino de decisões arquiteturais. Os resultados destes estudos sugerem que a abordagem aplicada contribui significativamente para motivar e envolver os discentes no processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

RODRIGUES BARBOSA, J. .; HENRIQUE DIAS VALLE, P. .; VILELA, R. .; VICENTE GRACIANO NETO, V. . Explorando a Gamificação no Ensino de Decisões Arquiteturais: Um Relato de Experiência. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 153–162, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126630. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126630. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem