Roteiro de Planejamento com Base em Arquitetura Pedagógica e Estratégia de Ensino para Interação Tangível em uma Perspectiva Inclusiva

Autores

  • Daiana Steyer Feevale
  • Ricardo Daniell Prestes Jacaúna UFRGS
  • Evandro Preuss UFRGS
  • Renato Ventura Bayan Henriques UFRGS
  • Credine Menezes UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126514

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar o desenvolvimento de um roteiro de planejamento com base em arquitetura pedagógica (AP) e validá-lo através de uma estratégia de ensino para alunos com deficiência visual (DV) em atividades para interação tangível. O planejamento e a estratégia apresentados são aplicados ao aprendizado e a compreensão de fluxograma por deficientes visuais usando um editor de aplicações para interação tangível. O estudo foi realizado em uma abordagem qualitativa e aplicado o método estudo de caso. Os resultados demonstraram que o roteiro de planejamento possui uma sequência intencional que auxilia na organização e a criação dos recursos educacionais, além disso a estratégia de ensino elaborada se mostra um artefato útil, efetivo e viável para uso com estudantes com DV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

STEYER, D. .; PRESTES JACAÚNA, R. D. .; PREUSS, E.; VENTURA BAYAN HENRIQUES, R. .; MENEZES, C. . Roteiro de Planejamento com Base em Arquitetura Pedagógica e Estratégia de Ensino para Interação Tangível em uma Perspectiva Inclusiva. RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 102–111, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126514. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126514. Acesso em: 28 nov. 2022.