Livros Digitais: Tecnologia Assistiva de Apoio ao Ensino de Alunos com Deficiência Intelectual Durante a Pandemia

Autores

  • Alline Leal UTFPR
  • Isabel Torrens UTFPR
  • Bruno dos Santos Koga UTFPR
  • Simone Nasser Matos UTFPR
  • Helyane Bronoski Borges UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126511

Resumo

Este artigo apresenta a criação de livros digitais sobre de Sustentabilidade e Saúde Bem-Estar desenvolvidos com a colaboração de alunos de uma instituição de educação especial na região do Paraná, durante a pandemia a fim de engajá-los no ensino remoto. Os livros foram elaborados em etapas como: definição dos conteúdos, roteiros, cenas, áudios, criação de desenhos e avaliação. Os alunos participaram do processo de construção do livro gravando as narrativas ou criando as ilustrações e essa colaboração possibilitou sua inclusão digital, promovendo a imersão na história e o contato com um novo tipo de ferramenta. Para as professoras, os livros digitais se apresentaram como recurso efetivo no ensino, pois permitiu aos alunos a revisão dos conteúdos trabalhados durante os dois anos de pandemia, além de estimular a sua participação entusiástica, mesmo com as dificuldades nas pronúncias.
Palavras-chaves: Covid-19. Deficiência Intelectual. Tecnologia Assistiva. Livro Digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

LEAL , A.; TORRENS , I. .; DOS SANTOS KOGA , B. .; NASSER MATOS , S. .; BRONOSKI BORGES , H. . Livros Digitais: Tecnologia Assistiva de Apoio ao Ensino de Alunos com Deficiência Intelectual Durante a Pandemia. RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 71–80, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126511. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126511. Acesso em: 28 nov. 2022.