Uma análise da plataforma Khan Academy como ferramenta de apoio ao estudo de Cálculo Diferencial e Integral I

Autores

  • Reury Rabynne Alves da Silva UEPB
  • Ana Emília Victor Barbosa Coutinho UEPB
  • Natan de Assis Lima UEPB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126509

Resumo

O estudo de Cálculo Diferencial e Integral faz parte da formação básica de diversos cursos do ensino superior. Historicamente, tais disciplinas possuem altos índices de evasão e reprovação. Dentre as possíveis alternativas que visam minimizar tal problema, algumas baseiam-se na adoção das tecnologias digitais. Neste trabalho, apresentamos uma análise da utilização da plataforma Khan Academy como ferramenta de apoio complementar no ensino de Cálculo Diferencial e Integral I. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso com um grupo de licenciandos em Matemática por meio de um curso de nivelamento. A Khan Academy apresenta diversos pontos positivos como a possibilidade de rever os conteúdos já estudados. Entretanto, certas limitações podem prejudicar o desenvolvimento dos alunos, como por exemplo algumas divergências nas terminologias empregadas em sala de aula e na plataforma, e erros de continuidade dos conteúdos apresentados. Com base na percepção dos alunos do curso de nivelamento, constatamos que a plataforma pode contribuir para a melhoria do nível de aprendizado sem, necessariamente, aumentar o tempo de dedicação aos estudos de Cálculo I.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

ALVES DA SILVA, R. R. .; BARBOSA COUTINHO, A. E. V. .; DE ASSIS LIMA, N. . Uma análise da plataforma Khan Academy como ferramenta de apoio ao estudo de Cálculo Diferencial e Integral I. RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 51–60, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126509. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126509. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador