Itinerário Formativo para o Desenvolvimento de Competências Digitais na Formação Continuada de Professores

Autores

  • Crisiany Alves de Sousa UFRN
  • Charles Andryê Galvão Madeira UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126508

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência de formação continuada para o desenvolvimento de competências digitais em professores. A formação foi realizada em formato remoto e partiu de um mapeamento autoavaliativo em competências digitais, a fim de verificar as necessidades dos professores e auxiliá-los no desenvolvimento dessas competências. A formação explorou diversas práticas e ferramentas, fazendo os professores adquirirem maturidade nas competências digitais, além de também apontar diversas dificuldades no processo de apropriação, demonstrando necessidade de adaptar estratégias e propor outras ações formativas com este viés. Os resultados demonstram que o modelo formativo despertou forte interesse dos docentes, estimulou a reflexão para o uso dos recursos digitais e desenvolveu autonomia para integrá-los nas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

ALVES DE SOUSA, C. .; GALVÃO MADEIRA, C. A. . Itinerário Formativo para o Desenvolvimento de Competências Digitais na Formação Continuada de Professores. RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 41–50, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126508. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126508. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador