Ambiente Moodle na formação inicial de professores: estratégia de mapeamento das interações com o uso de plugins

Autores

  • Leomar Cassol Mônego UNIPAMPA
  • Márcio André Rodrigues Martins UNIPAMPA
  • Ângela Maria Hartmann UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126504

Resumo

Estudos sobre a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e
Comunicação na área educacional apontam a possibilidade de ampliar os ambientes de
ensino para além do momento presencial. O presente estudo foi realizado em um contexto
de formação inicial de professores de um curso de licenciatura que utiliza metodologias
colaborativas com suporte do ambiente virtual de ensino-aprendizagem (AVEA) Moodle.
O objetivo da pesquisa foi avaliar as características e potencialidades de quatro plugins
para mapear as interações e a colaboração entre alunos e professores nesse AVEA. Os
resultados indicam que os plugins de Learning Analytics analisados propiciam o
acompanhamento e a gestão das ações dos estudantes. Esses plugins permitem ao
professor avaliar quantitativa e qualitativamente as interações dos alunos, identificando
possíveis problemas de colaboração na realização das atividades propostas. A
visualização gráfica dos indicadores de interação permite ao professor agilizar as
estratégias de intervenção e mobilização dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

CASSOL MÔNEGO, L. .; RODRIGUES MARTINS, M. A. .; HARTMANN, Ângela M. . Ambiente Moodle na formação inicial de professores: estratégia de mapeamento das interações com o uso de plugins. RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 11–20, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126504. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126504. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem