Ambiente de apoio à tomada de decisão no âmbito da gestão de educação a distância

Autores

  • Jomara Ramos Moreno Universidade Católica de Brasília
  • Edilson Ferneda Universidade Católica de Brasília
  • Hércules Antonio do Prado Universidade Católica de Brasília
  • Ed Porto Bezerra Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126503

Resumo

O presente trabalho propõe um modelo de acompanhamento aos alunos EaD, buscando identificar no AVA Moodle aqueles com risco de evasão, e avaliar esse modelo como um ambiente de apoio à tomada de decisão baseado em dados visuais (dashboards). Tal avaliação foi realizada por meio de um grupo focal composto por colaboradores do segmento de educação à distância. Os indicadores apresentados no ambiente de apoio foram selecionados com base em levantamento bibliográfico e validados com os participantes do grupo focal via questionário. Os indicadores são referentes a notas, participação nas atividades e desempenho geral na disciplina. Concluiu-se que o ambiente de apoio, por meio da visualização gráfica de dados estratégicos, melhora a percepção dos professores, tutores, analistas e coordenadores sobre a situação geral do ciclo de vida dos estudantes, auxiliando na identificação prévia dos alunos com risco de evasão e, consequentemente, no planejamento de ações que visam mitigar este risco nos cursos à distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

MORENO, J. R. .; FERNEDA, E. .; DO PRADO, H. A. .; PORTO BEZERRA, E. . Ambiente de apoio à tomada de decisão no âmbito da gestão de educação a distância . RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 1–10, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126503. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126503. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem