Evaluation and data analysis of user experience for the Doctrina system: a skilled tutor
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.122071Palavras-chave:
Gamification, Nielsen heuristics, intelligent tutoring system, user experience, bio-inspired computing, reinforcement learningResumo
Gamification is a growing concept and very popular mainly with young audiences. In the education context its application allows not only ex-tra motivation by the student, but also a capacity for greater abstraction to more complex concepts. The purpose of this work is to present, through a software, de-veloped specifically for mobile devices, a gamified environment for the teaching-learning process. The software will work in a personalized way for each student through the intelligent tutor system, based on bio-inspired algorithms, aligned with reinforcement learning practices and hierarchy graph structures. A syste-matic analysis of system usability system was performed through globally known heuristics. Finally, the user responses were analyzed with the objective of dis-covering patterns for system improvement.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2022-02-04
Como Citar
ARAÚJO LIMA, D.; PEREIRA SANTOS SILVA, G.; PEREIRA SANTOS SILVA, G.; YUDY FRANCO, H.; AMALFI DA FONSECA, I.; MACHADO DE OLIVEIRA, R. Evaluation and data analysis of user experience for the Doctrina system: a skilled tutor. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 132–141, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.122071. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/122071. Acesso em: 19 jun. 2025.
Edição
Seção
Jogos educacionais
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).