Uma prática pedagógica apoiada na construção de infográficos para o ensino e aprendizagem de estereoquímica
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.121370Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem de química, infográfico, atividade óticaResumo
Infográficos têm sido usados como um recurso para o ensino e aprendizagem. A criação de infográficos pelos estudantes estimula-os a encontrar e avaliar as informações, além de desafiá-los a apresentar essas informações de forma criativa, contribuindo para o aprendizado do tema em estudo. Nesse contexto, criamos uma prática pedagógica para ensino e aprendizagem de Química a ser aplicada no contexto da sala de aula presencial ou virtual, envolvendo o estudo da atividade ótica, tema que compõe os estudos de isomerismo e estereoquímica. Pretendendo-se melhorar a prática, considerando conjuntamente a planificação, a ação e a (auto)reflexão, essa estratégia constituiu-se numa pesquisa-ação. Neste artigo, relatamos a criação da prática pedagógica sobre atividade ótica envolvendo a produção de infográficos. A prática pedagógica foi aplicada a estudantes de disciplina de Química Orgânica composta por licenciandos da área de Ciências da Natureza. A avaliação da aprendizagem sobre o tema “atividade ótica”, no âmbito dos estudos da estereoquímica, foi realizada por meio de uma atividade na plataforma Kahoot, na qual os estudantes utilizaram os infográficos construídos como material de referência.Downloads
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Publicado
2021-12-28
Como Citar
GRUNEWALD NICHELE, A.; SILVA DOS SANTOS MORAES, K.; NUNES DA SILVA, F. Uma prática pedagógica apoiada na construção de infográficos para o ensino e aprendizagem de estereoquímica. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 467–475, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121370. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121370. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
Teorias educacionais aplicadas à TIC
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