Mapeamento sistemático: metodologias e ferramentas para a formação de professores em pensamento computacional

Autores

  • Adrianne Veras de Almeida UFPA/ICEN
  • Adrielle Veras de Almeida IFES/CEFOR
  • Fabíola Pantoja Oliveira Araújo UFPA/ICEN

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121365

Palavras-chave:

Pensamento computacional, formação de professor, ciência da computação

Resumo

O Pensamento Computacional é uma estratégia para resolução de problemas através da utilização de habilidades cognitivas na área da Ciência da Computação. Neste contexto, o artigo apresenta um mapeamento sistemático visando a identificação de contextos metodológicos e ferramentas usadas para aprendizagem do Pensamento Computacional para a formação de professores no mundo entre os anos de 2010 a 2021, publicados em periódicos e anais de congressos da área da computação. Como resultado, verificou-se que a ferramenta Scratch e a computação desplugada são as estratégias mais utilizadas por meio de oficinas e cursos. Além disso, buscou-se elencar as instituições e países que mais publicaram sobre o tema, foram identificadas as principais dificuldades e as conclusões reportadas pelos autores dos 22 estudos mapeados.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

VERAS DE ALMEIDA, A.; VERAS DE ALMEIDA, A.; PANTOJA OLIVEIRA ARAÚJO, F. Mapeamento sistemático: metodologias e ferramentas para a formação de professores em pensamento computacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 416–425, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121365. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121365. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC