Aplicação de análise textual em publicações relacionadas ao ensino de matemática em ambientes virtuais de aprendizagem: Um mapeamento sistemático

Autores

  • Gabriel Muller Konflanz UNIPAMPA
  • Vera Lúcia Duarte Ferreira UNIPAMPA
  • Cristiano Corrêa Ferreira UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121203

Palavras-chave:

ensino de matemática, ambiente virtual de aprendizagem, tecnologias digitais, mapeamento sistemático, análise textual

Resumo

O presente artigo apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre o Ensino de Matemática em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, em que se buscou identificar o que já foi proposto, em quais contextos se deram as pesquisas nessa área, quais as tecnologias digitais utilizadas, bem como as abordagens metodológicas, num recorte temporal de 2016 a 2020. O método utilizado na análise das publicações selecionadas fundamentou-se na Análise Textual Discursiva com o apoio do software IRaMuTeQ para o tratamento dos dados. Os resultados indicam que as tecnologias e as metodologias utilizadas evidenciam o movimento dos pesquisadores e professores por buscar novos métodos de ensino para esses espaços de aprendizagem. Por fim, foi observado um déficit de trabalhos que propusessem uma análise comparativa entre contextos e metodologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

MULLER KONFLANZ, G.; LÚCIA DUARTE FERREIRA, V.; CORRÊA FERREIRA, C. Aplicação de análise textual em publicações relacionadas ao ensino de matemática em ambientes virtuais de aprendizagem: Um mapeamento sistemático. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 173–182, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121203. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121203. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Mineração de dados educacionais