Aplicação de análise textual em publicações relacionadas ao ensino de matemática em ambientes virtuais de aprendizagem: Um mapeamento sistemático
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.121203Palavras-chave:
ensino de matemática, ambiente virtual de aprendizagem, tecnologias digitais, mapeamento sistemático, análise textualResumo
O presente artigo apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre o Ensino de Matemática em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, em que se buscou identificar o que já foi proposto, em quais contextos se deram as pesquisas nessa área, quais as tecnologias digitais utilizadas, bem como as abordagens metodológicas, num recorte temporal de 2016 a 2020. O método utilizado na análise das publicações selecionadas fundamentou-se na Análise Textual Discursiva com o apoio do software IRaMuTeQ para o tratamento dos dados. Os resultados indicam que as tecnologias e as metodologias utilizadas evidenciam o movimento dos pesquisadores e professores por buscar novos métodos de ensino para esses espaços de aprendizagem. Por fim, foi observado um déficit de trabalhos que propusessem uma análise comparativa entre contextos e metodologias.Downloads
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Publicado
2021-12-28
Como Citar
MULLER KONFLANZ, G.; LÚCIA DUARTE FERREIRA, V.; CORRÊA FERREIRA, C. Aplicação de análise textual em publicações relacionadas ao ensino de matemática em ambientes virtuais de aprendizagem: Um mapeamento sistemático. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 173–182, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121203. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121203. Acesso em: 30 nov. 2023.
Edição
Seção
Mineração de dados educacionais
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