Análise da aplicação de sistemas de recomendação no contexto educacional: revisão sistemática da literatura nacional
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.121202Palavras-chave:
recomendação, sistemas, educação, ensino, aplicaçãoResumo
Os sistemas de recomendação, apresentados como uma possibilidade de personalização de informações, podem funcionar no contexto educacional para a construção do processo de aprendizagem e formação de usuários, visando o envio de dados (materiais, tipos de conteúdo e estratégias de aprendizagem) que são de interesse. Este trabalho teve como objetivo a construção de uma visão geral dos estudos nacionais que tratam dessa implementação, e também da validação e aplicação de sistemas de recomendação no âmbito educacional nos últimos 7 anos. A análise da revisão sistemática mostrou o modelo Felder-Silverman Learning Styles (FSLSM) e o padrão de metadados IEEE-LOM como as tecnologias mais utilizadas, bem como as técnicas de validação de projetos mais frequentes e outros aspectos gerais do planejamento e do desenvolvimento de sistemas. Os resultados apresentados apontam que, apesar da carência de estudos específicos acerca do uso de sistemas de recomendação para cursos de graduação, a relevância de recursos que melhorem a experiência acadêmica e facilitem o processo de aprendizagem recebe cada vez mais destaque.Downloads
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Publicado
2021-12-28
Como Citar
BEATRIZ DA SILVA LUCENA, T.; SPOLJARIC GOMES, P.; LEAL MUSA, D.; DE OLIVEIRA, T. Análise da aplicação de sistemas de recomendação no contexto educacional: revisão sistemática da literatura nacional. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 163–172, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121202. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121202. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
Mineração de dados educacionais
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