A motivação de estudantes ao utilizar laboratórios online para aprendizagem experiencial de circuitos elétricos durante a pandemia do Covid-19

Autores

  • Priscila Cadorin Nicolete UFRGS
  • Rúbia Fabiana Dallabrida Herrmann EFA
  • Fabrício Herpich PPGIE - UFRGS
  • Eduardo Tocchetto de Oliveira Júnior IFSC
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121200

Palavras-chave:

Laboratórios online, Motivação, Ensino de Física, Ciclo de Aprendizagem Experiencial

Resumo

Este estudo busca investigar se o uso de laboratórios online alinhados ao Ciclo de Aprendizagem Experiencial de David Kolb contribui para a motivação dos estudantes em aprender Circuitos Elétricos na modalidade de ensino remoto emergencial, durante a pandemia de Covid-19. Foram implementados e aplicados três ciclos de aprendizagem experiencial durante o segundo semestre de 2020, para uma turma de 3º ano do ensino médio. Por meio de um estudo de caso explanatório foi verificado que os laboratórios online e a aprendizagem experiencial tem potencial para oferecer níveis elevados de motivação aos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

CADORIN NICOLETE, P.; FABIANA DALLABRIDA HERRMANN, R.; HERPICH, F.; TOCCHETTO DE OLIVEIRA JÚNIOR, E.; MARGARIDA ROCKENBACH TAROUCO, L. A motivação de estudantes ao utilizar laboratórios online para aprendizagem experiencial de circuitos elétricos durante a pandemia do Covid-19. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 152–162, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121200. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121200. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Laboratórios digitais