Estudo de um modelo de laboratório EAD (LabEAD) aplicado na engenharia da computação
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.121198Palavras-chave:
LabEAD, Acesso Remoto, Circuitos Eletrônicos, Laboratório Remoto, LabEAD UNIVESPResumo
Práticas em laboratórios são essenciais no ensino de engenharia, uma vez que permitem que estudantes aprendam de forma eficaz e desenvolvam habilidades indispensáveis para o seu futuro como profissionais na área. As práticas possuem uma série de fatores, tais como custos e infraestrutura que dificultam a sua disponibilização. Entretanto, laboratórios remotos tem grandes potenciais para possibilitar essas práticas laboratoriais de maneira eficiente e com custos reduzidos quando comparado aos laboratórios tradicionais. Atualmente percebe-se o crescimento na implementação dessas soluções em diversas áreas de ensino e profissionais, nas quais faz necessário conhecimentos práticos principalmente devido à pandemia de COVID-19. Este artigo investigou a implementação de laboratório remoto, ferramenta que possibilita a realização de ensino prático visando ao estudo de caso e aplicação de um modelo de validação de roteiros laboratoriais nas disciplinas de eletrônica, a fim de preparar melhor os alunos da UNIVESP para o mercado de trabalho, auxiliar o trabalho dos professores e facilitadores em relação ao entendimento de um circuito eletrônico. Os resultados desta pesquisa foram satisfatórios e os autores recomendam a implementação de um estudo deste projeto nos polos da UNIVESP e/ou de outras universidades que atuem à distância.Downloads
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Publicado
2021-12-28
Como Citar
DE ANDRADE, R.; NOGUEIRA TIROLLI, M.; PIRES GOMES DE OLIVEIRA, L.; DE OLIVEIRA FRANÇA, E.; CARDOSO CARVALHO, D.; TROMBETA DE OLIVEIRA, Édison. Estudo de um modelo de laboratório EAD (LabEAD) aplicado na engenharia da computação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 142–151, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121198. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121198. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
Laboratórios digitais
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