Visualização espacial no ensino fundamental: Rotações no GeoGebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118549

Palavras-chave:

Geometria Espacial, GeoGebra Classrom, Visualização, Rotação, Registros de Representação Semiótica

Resumo

Este artigo apresenta um estudo desenvolvido no âmbito de um programa de pós graduação que analisa as contribuições do software GeoGebra no processo de visualização espacial no Ensino Fundamental, por meio de uma sequência didática que aborda atividades envolvendo rotação e superfícies de revolução. Foram elaboradas seis atividades que foram aplicadas em seis encontros remotos com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo fundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval bem como a construção do processo de visualização para Angel Gutiérrez. As análises sinalizaram que, por meio dos diferentes registros de representação envolvidos e das habilidades de visualização exigidas no contexto do GeoGebra, os alunos apresentaram avanços acerca da visualização espacial e da compreensão dos conceitos geométricos abordados.

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

VARGAS OLIVEIRA, D.; STORMOWSKI, V. Visualização espacial no ensino fundamental: Rotações no GeoGebra. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 574–583, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118549. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118549. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas