Uma análise qualitativa sobre as disciplinas de fundamentos de programação e estrutura de dados com grounded theory

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118547

Palavras-chave:

programação de computadores, análise qualitativa, grounded theory

Resumo

O ensino de lógica de programação e codificação são tarefas complexas que
requerem muito esforço por parte dos docentes. Isto se deve ao fato que os conteúdosabordados são muitas vezes novidade para os alunos, tornando-se um desafio. Uma dificuldade comum é como ensinar de maneira que o aluno se motive a aprender, ao mesmo tempo em que utilizam ferramentas de codificação mais avançadas e aplicação dos conceitos na prática. O objetivo deste trabalho é analisar qualitativamente as disciplinas de Fundamentos de Programação e Estrutura de Dados, identificando pontos fortes e fracos para a melhoria nas disciplinas. Para isto, utilizou-se Grounded Theory. Como conclusões, identificou-se a necessidade de uma didática mais adequada, adequação do conteúdo ao tempo das aulas, e maior suporte tecnológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

ROMES DA SILVA FILHO, F.; FERREIRA COUTINHO, E. Uma análise qualitativa sobre as disciplinas de fundamentos de programação e estrutura de dados com grounded theory. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 554–563, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118547. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118547. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC