A cultura Kaingang e o Scratch nas aulas de matemática: Uma proposta pedagógica para o ensino fundamental a partir do olhar etnomatemático

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118540

Keywords:

Etnomatemática, Tecnologias Digitais, Cultura Indígena Kaingang

Abstract

Este artigo apresenta uma proposta pedagógica em desenvolvimento envolvendo a cultura indígena Kaingang e a programação no software Scratch. Intenciona-se aplicá-la com alunos do Ensino Fundamental na disciplina de Matemática, tendo como objetivo aprender e refletir sobre culturas que estão em interação com a cultura dos alunos. O Scratch servirá para simular grafismos ou outros aspectos da cultura Kaingang através da programação de animações, de forma que a matemática acadêmica faça parte deste processo. A proposta permite trabalhar a matemática como um meio para representar e conhecer culturas e conhecimentos de outras fontes não acadêmicas e estimular a criatividade dos estudantes. Por fim, espera-se que os alunos reflitam sobre os significados culturais representados na arte indígena e, com isso, possam respeitar as diferenças, pois vivem em uma sociedade com marcas da multiculturalidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-07-28

How to Cite

LOPES BITENCOURT, A.; GIL FERREIRA, E. A cultura Kaingang e o Scratch nas aulas de matemática: Uma proposta pedagógica para o ensino fundamental a partir do olhar etnomatemático. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 503–512, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118540. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118540. Acesso em: 24 jun. 2025.

Issue

Section

Teorias educacionais aplicadas à TIC