A prática pedagógica mediada por tecnologias e aplicativo digital na educação
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.118536Palavras-chave:
Educação Infantil, Dispositivos Móveis, Narrativas Digitais, Aplicativo Digital Storytelling Toontastic 3DResumo
Este trabalho tem por objetivo avaliar o uso de dispositivos móveis na Educação
Infantil, por meio de um aplicativo Digital Storytelling, considerando o brincar das crianças e suas diferentes linguagens. Para tal, a metodologia envolveu pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, do tipo exploratório-explicativa. Quanto aos procedimentos, parte de um delineamento de pesquisa netnográfica. O lócus da pesquisa é uma Escola Pública, localizada no interior do Rio Grande do Sul, tendo como sujeitos, quatro professores. O instrumento utilizado foi uma entrevista on-line. A análise dos dados partiu de duas categorias, Mediação de tecnologias digitais e potencial pedagógico para desenvolvimento infantil. Os resultados apontam para a ressignificação do fazer pedagógico durante o ensino remoto, abrindo espaço para a inserção de tecnologias digitais no retorno presencial. Pode-se concluir que, as práticas pedagógicas mediadas pelo aplicativo digital Toontastic 3D proporcionaram às crianças o brincar, com narrativas lúdicas, desenvolvidas a partir de diferentes linguagens, potencializando os processos de desenvolvimento infantil.
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