A prática pedagógica mediada por tecnologias e aplicativo digital na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118536

Palavras-chave:

Educação Infantil, Dispositivos Móveis, Narrativas Digitais, Aplicativo Digital Storytelling Toontastic 3D

Resumo

Este trabalho tem por objetivo avaliar o uso de dispositivos móveis na Educação
Infantil, por meio de um aplicativo Digital Storytelling, considerando o brincar das crianças e suas diferentes linguagens. Para tal, a metodologia envolveu pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, do tipo exploratório-explicativa. Quanto aos procedimentos, parte de um delineamento de pesquisa netnográfica. O lócus da pesquisa é uma Escola Pública, localizada no interior do Rio Grande do Sul, tendo como sujeitos, quatro professores. O instrumento utilizado foi uma entrevista on-line. A análise dos dados partiu de duas categorias, Mediação de tecnologias digitais e potencial pedagógico para desenvolvimento infantil. Os resultados apontam para a ressignificação do fazer pedagógico durante o ensino remoto, abrindo espaço para a inserção de tecnologias digitais no retorno presencial. Pode-se concluir que, as práticas pedagógicas mediadas pelo aplicativo digital Toontastic 3D proporcionaram às crianças o brincar, com narrativas lúdicas, desenvolvidas a partir de diferentes linguagens, potencializando os processos de desenvolvimento infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

RODRIGUES MACHADO, A. P.; OLIVEIRA PAVÃO, A. C. A prática pedagógica mediada por tecnologias e aplicativo digital na educação. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 463–472, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118536. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118536. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Tecnologias móveis e mobile learning na formação